![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgS5wWqWpqRaBlC5PgQsGRUEw_UXDl7GdRbuNosUF10ETVx2Q-m7cjmUqxiYWeNTOdxRW7eymjI_GiCfo0de8_x1jPq8dB2noIhNdPJx5zRapzu3C3PrlXi734g_yBDDCAQDfVSnRlqKJo/s760/Daiane+14+%25281%2529.jpg)
terça-feira, 31 de julho de 2012
Tungíase
Nome popular:
Bicho-de-pé.
O que é?
É a enfermidade causada pela tunga penetrans, um tipo de pulga que habita lugares secos e arenosos, sendo muito encontrada nas zonas rurais, chiqueiros e currais.
Como se adquire?
A pulga fêmea penetra a pele, onde suga o sangue do hospedeiro (os principais são os homens e os suínos) e começa a produzir ovos que se desenvolvem e serão posteriormente eliminados no solo. Os ovos depositados passam a alimentar-se do sangue do hospedeiro. Ao desenvolverem-se, podem chegar à dimensão de uma ervilha. Expelidos os ovos, o parasita completa o ciclo vital.
O que se sente?
Manifesta-se por discreto prurido na fase inicial, com posterior aparecimento de sensação dolorosa.
Como o médico faz o diagnóstico?
O exame mostra pápula amarelada com ponto escuro central que é o segmento posterior, contendo os ovos. As lesões são encontradas nos pés, geralmente, ao redor das unhas e planta. Pode ocorrer infecção secundária, com dor local e secreção purulenta.
Como se trata?
O tratamento consiste na enucleação da pulga feito com bisturis descartáveis pelo podólogo e em alguns casos pode ocorrer infecções secundárias, com dor local e secreção purulenta, necessitando assim de acompanhamento médico para indicação de antibiótico sistêmico.
Como se previne?
Através do uso de calçados em áreas suspeitas e eliminação das fontes de infestação com DDT, BHC ou fogo.
fonte.abcdasaude
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário