sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

DEFORMIDADES NOS DEDOS

As deformidades digitais podem causar dificuldades de acomodação dos dedos aos sapatos. Quando os sapatos ou as meias são demasiado pequenos, os dedos são forçados a "enrolar" ou a "encavalitar" uns nos outros.




As deformidades digitais incluem:
- Dedos em Martelo
- Dedos em Garra
Dedos Sobrepostos





O dedo em martelo é uma deformidade digital no segundo, terceiro, quarto ou quinto dedo e caracteriza-se pela flecção do dedo na articulação média, assemelhando-se a um martelo.
As pessoas com dedos em martelo podem ter calos no cimo das articulações dos dedos afetados ou na ponta dos dedos e podem também sentir dor nos dedos.

Causas:
 O dedo em martelo é resultado do calçado incorrecto ou de um desequilíbrio muscular, geralmente em combinação com mais factores. Os músculos trabalham em pares para endireitar e dobrar os dedos do pé. Se os dedos forem dobrados e mantidos nessa posição por um determinado tempo (suficientemente longo), os músculos atrofiam não podendo voltar à sua posição original.
Os sapatos estreitos ou em bico podem fazer o pé mais pequeno e elegante, mas também  forçam os dedos a uma posição flectida. Assim, os dedos friccionam contra o sapato, podendo dar origem à formação de calos, o que agrava ainda mais o problema. Um salto mais elevado força o pé para baixo e aperta os dedos contra o sapato, aumentando a pressão e a curvatura nos dedos. 


Dedos em Garra
À semelhança dos dedo em martelo, também o dedo em garra ter origem em sapatos não adequados que apertam os dedos do pé, tais como os sapatos altos.No entanto, o dedo em garra muitas vezes é resultado de danos no nervo, causado por doenças como a diabetes ou o alcoolismo, que enfraquecem os músculos do pé.
O dedo em garra caracteriza-se pelo "enrolar" dos dedos dentro dos sapatos, podendo originar calos dolorosos. Caso não se efetue qualquer tratamento, o dedo em garra tende a piorar e pode transformar-se numa deformidade permanente. O dedo em garra geralmente é suave e flexível ao início, mas endurece com o tempo.

Conselhos:
  • - Utilize sapatos com a zona dos dedos macias, espaçosas e evite sapatos de salto e/ou apertados (os sapatos devem ter, pelo menos, mais um centímetro que o dedo maior)
  • - Peça a um sapateiro para alargar um pouco a zona dos dedos do sapato para acomodar a deformidade
  • - As sandálias podem ajudar, desde que não comprimam nem friccionem outras áreas do pé
  • - Uma “almofada” personalizada, feita pelo seu podologista, pode redistribuir o peso e aliviar a pressão
  • - Manualmente estique os dedos do pé e articulações para as posições normais
  • - Exercite os dedos do pé usando-os para agarrar berlindes(bola de gude) ou uma toalha colocada no chão.
     

 Dedos Sobrepostos

                                                                                


procure sempre um podólogo, assim ele poderá indicar e realizar o  procedimento correto.


Pdga. Daiane Oliveira





Nenhum comentário:

Postar um comentário