quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Pé diabético


hoje quero abordar um assunto especificadamente para as pessoas que possuem diabetes, essas pessoas devem dar uma devida importância  para pés, como são vulneráveis a ferimentos, é preciso examiná-los todos os dias. Esse deve ser um hábito, principalmente para aqueles que sofrem de neuropatia. Essa vigilância é necessária porque não raro surge um calo em nossos pés mesmo sem sentirmos dor quando usamos sapatos.
Assim, a inspeção será baseada na procura de úlceras, calos ou qualquer outro problema visível. Consulte o médico caso haja qualquer preocupação a esse respeito. É possível prevenir as infecções nos pés. Manter um bom fluxo sangüíneo é também outro aspecto importante. Para isso, tome medidas que baixem a pressão alta e os níveis de colesterol.


É importante também fazer caminhadas com regularidade ou outro tipo de exercício físico. Vícios como o fumo devem ser evitados. Só para se ter uma ideia, 95% de todas as amputações do pé acontecem em fumantes. É algo traumático, que deve ser evitado.




Ulceras do Pé

Uma área machucada ou infeccionada na base do pé pode desenvolver uma úlcera. Seu aparecimento é mais provável quando a circulação é deficiente e os níveis de glicemia são mal controlados. Leve este problema a sério! Se descobrir que tem úlcera no pé, não deixe para o dia seguinte sua visita ao médico. As camadas de pele são gradativamente destruídas pela infecção criando um buraco, quando a úlcera não é devidamente tratada.



                                                               Pdga. Daiane Oliveira




Nenhum comentário:

Postar um comentário